Mensagem O sentido do Natal -primeira Aula

Assunto: O SENTIDO DO NATAL
Texto Fundamental: Malaquias 4.2
Objetivo: Mostrar alguns servos de Deus que conheciam as profecias sobre o nascimento de Jesus, o Salvador, não se esqueceram, guardaram tudo nos seus corações esperando este acontecimento.
As profecias sobre o Messias – o Senhor Jesus
Durante muitos séculos Deus anunciou que mandaria um Redentor. Muitos não deram ouvidos aos profetas enviados por Deus e preferiram seguir seus próprios caminhos. Desviaram-se do caminho do Senhor.
O silêncio profético
Maltrataram os profetas, ignoraram os avisos para que se arrependessem dos seus pecados e se voltassem para Deus, mesmo assim, o Profeta Malaquias, antes de se calarem as vozes dos profetas, anunciou a Palavra do Senhor:
“… mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas …” (Malaquias 4:2).
Chegou o tempo do cumprimento das profecias
Os ensinos sobre as promessas de Deus eram transmitidos pelos pais aos filhos. Enquanto alguns não prestaram atenção, outros eram fiéis e aguardavam a promessa da vinda do Messias e estavam atentos aos sinais, mesmo depois de 4 séculos de silêncio profético. Alguns deles:
Zacarias e Isabel
… Zacarias, cuja mulher era Isabel, “eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão (sem dar motivo para as pessoas chamarem a atenção dele) em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. (…) O anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, …” Lucas 1:5
Zacarias era sacerdote. Sabem o que era um Sacerdote? Era um servo que trabalhava no Templo e levava as ofertas ao altar de Deus.
Um dia, quando ele entrou no Templo, um anjo lhe apareceu e anunciou que ele e Isabel iriam ter um filho.
Zacarias questionou o anjo, porque ele e sua mulher eram idosos e ela não podia gerar filhos. Por causa disso, ficou mudo até o dia em que seu filho nasceu.
E quando ele nasceu Zacarias louvou a Deus e profetizou sobre o perdão dos pecados e da salvação em Jesus:
“Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo,” (Lucas 1:68).
Alguma coisa muito importante esse filho iria fazer, porque um anjo veio anunciar o seu nascimento! (Lucas 1:13:17).
Quem seria esse filho? João Batista, que pregava no deserto da Judéia, usava roupas de pelo de camelo, com um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre e preparou o caminho do Senhor, que é Jesus (Mateus 3:1-6).
Maria
Lucas conta como Maria foi avisada de que seria a mãe do Salvador:
“… foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. (…)
‘Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus; E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; …” (Lucas 1:26-32).
Maria respondeu: “… Eis aqui a serva do Senhor …”. Depois foi visitar Isabel e cantou um cântico de louvor ao Senhor: “… A minha alma engrandece ao Senhor, …”, baseado em textos do Velho Testamento.

José
Um servo do Senhor, obediente à Sua voz.
“… José (…) era justo (…). Em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1:19-21).
Ele obedeceu, recebeu Maria e adotou Jesus como filho.
Simeão
Lá no Templo os ricos levavam sacrifícios grandes, Deus aceitava, mas a nenhum rico Deus revelou o que revelou a um profeta chamado Simeão: “Simeão, o senhor não morrerá antes de ver o Cristo, o Senhor.”
Naquele dia o Espírito disse a ele: “Vá ao Templo, que hoje os pais vão trazer o menino.” Simeão foi e lá encontrou José, Maria e Jesus. Que alegria! Tomou Jesus no colo, louvou a Deus e disse: “Agora já posso partir, porque já vi a tua Salvação.” E profetizou sobre Jesus (Lucas 2:25-35).
Ana
Também uma serva chamada Ana foi ao Templo e contemplou Simeão, o profeta, com Jesus no colo. Isto é um ensino muito importante para as crianças e os adolescentes: “… ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.” (Lucas 2:38).
Conclusão
Essas coisas aconteceram há aproximadamente dois mil anos atrás.
Quando Jesus subiu para as alturas, depois que ressuscitou, dois anjos disseram aos discípulos que acompanhavam Jesus, que ele vai voltar.
Assim como os servos no passado ouviram falar sobre o nascimento de Jesus, e guardaram nos seus corações, esperaram e viram esse acontecimento, hoje aguardamos a sua volta.
Pergunta para Crianças e Intermediários
Assunto: O Sentido do Natal
Texto: Lucas 2:38
P – O que Ana fez quando chegou ao Templo e viu Jesus?
R – “… dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.”    (Lucas 2.36).
Pergunta para adolescentes
Assunto: O Sentido do Natal
Texto: Malaquias 4.2
P – Qual o nome que o profeta Malaquias dá ao Senhor Jesus no encerramento da sua profecia?
R – “… mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas …” (Malaquias 4:2).

0 comentários:

Postar um comentário

Modelo de Arranjos de Púpitos!!!

Modelos Arranjos...Envie o Seu...

BOM DIA




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com


COM JESUS




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com


O BOM PASTOR




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com


TENHA FÉ




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com


PAZ




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com