Mensagem-O segredo do culto
O SEGREDO E A IMPORTÂNCIA DE UM CULTO
(João 20:19-27)
Os versículos acima relatam o primeiro culto realizado após a morte e ressurreição do Senhor Jesus.Algumas coisas maravilhosas aconteceram naquele culto,demonstrando o que o Senhor Jesus quer operar em cada culto;em cada momento que separamos para buscar e exaltar o Seu Nome.
(v.19) “...e cerradas as portas...” = O grande segredo para um culto abençoado é esse: as portas fechadas para tudo que vem de fora, do mundo.O mundo não pode ser aceito dentro da Igreja.
Observe que igrejas que abriram as portas para o mundo os sinais e milagres que até já foram algo vivo e presente um dia, desapareceram , e o homem tomou o lugar que antes era do Espírito Santo.
(v.19)“...chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.”
Quando as portas são fechadas para o mundo, Jesus chega (se manifesta), Jesus fala ( e não o homem), satisfazendo a necessidade da alma: os discípulos naquele momento estavam precisando de paz,pois estavam com medo da perseguição ; a Palavra de Jesus trouxe a Paz que tanto precisavam.
(v.20) “... mostrou-lhes as mãos e o lado...”
Quando mostra as mãos (símbolo do trabalho) estava dizendo: - Há uma grande Obra a realizar, mas é a minha mão que vai operar, através dos ministérios.
Quando ele mostra o lado,estava dizendo: -Vocês não estarão sozinhos, Eu estarei ao vosso lado, confirmando com os sinais.
(V.21) “...outra vez: Paz seja convosco...” Jesus sempre tem uma palavra que traz paz ao coração,não só uma vez, mas todas as vezes que necessitarmos.
(v.22) “... assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”
Aquele momento ainda não foi o Batismo com o Espírito Santo, mas foi uma visitação poderosa do mesmo.
Uma grande alegria transbordava a vida deles, menos de um: TOMÉ. Ele não estava no culto, e quando contaram a ele o que aconteceu ele não acreditou.
Tudo que aconteceu naquele culto ( Paz , alegria, renovo,chamado,capacitação...) além de não receber, ele não acreditou.
Ou seja : O crente que não se importa com o culto ,falta sem motivos, é um forte candidato à perder a FÉ (pois a fé vem pelo ouvir, pela Palavra de Deus); e a ficar uma vida inteira com rótulo de “crente” sem nenhuma experiência real e verdadeira com o Senhor.
Tomé foi aparecer no culto só oito dias depois (v.26) ,mas no dia que ele foi, Deus teve misericórdia dele. E naquele dia o culto foi todo direcionado para ele. Jesus falou com ele de uma forma particular.
(v.27) “...não sejas incrédulo,mas crente”. Jesus o alertou para que ele se tornasse um crente de verdade.
Portanto ,amado leitor, não perca a oportunidade de prestar um culto verdadeiro ao Senhor; nunca vá a Igreja para assistir um culto; existe uma diferença muito grande entre assistir e prestar culto;valorize este momento que Deus separou no dia para você se encontrar com Ele.
Aos líderes: não abra as portas de sua Igreja para o mundo, não expulse Jesus do CENTRO DO CULTO, deixe Ele falar, corrigir edificar....
“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais,quanto vedes que vai se aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25
Mensagem ainda que esteja Morto Viverá...
I REIS 13:21
“Sucedeu que enterrando eles um homem, eis que viram um bando e lançaram o homem na sepultura de Elizeu e caindo nela o homem e tocando os ossos de Elizeu reviveu e se levantou sobre os seus pés”.
INTRODUÇÃO
O mundo carrega o homem para a morte, não tem compromisso nem mede conseqüências com os seus atos. Mas aquele que tem uma experiência pessoal com o Senhor alcança a vida.
DESENVOLVIMENTO
Sucedeu que enterrando eles um homem - para o mundo só resta a morte, não há esperanças, leva o homem ao abismo da sepultura, a morte eterna.
na sepultura de Elizeu... tocando os ossos de Elizeu reviveu –o Espírito Santo tem agido em uma igreja que morreu para o mundo, mas está viva para o Senhor. Como os ossos são a estrutura do corpo, assim é a igreja do Senhor Jesus, tem uma estrutura que gera vida.
Conclusão
A presença do Espírito Santo na igreja e gera no homem o milagre da vida.
Mensagem-ELEITOS – CHAMADOS E ESCOLHIDOS
SALVO UMA VEZ – SALVO PARA SEMPRE?
- ELEITOS – CHAMADOS E ESCOLHIDOS
Existem aqueles que foram chamados e que não foram escolhidos. Portanto, o número de chamados não é maior do que o de eleitos. Quem são os escolhidos? São os fiéis ao chamado que na obediência ao governo do Espírito Santo fazem valer tal eleição e vocação quando se expressam através dos atos de fé, característica do servo fiel.
- A eleição é nele:
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo...” Ef 1:4
- “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição...” II Pe 1:10
- I PEDRO 1:2
“... em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo...”
- II PEDRO 2:20
“...forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.”
- HEBREUS 6:4-6
“Porque é impossível que os que já foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificaram o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.”
- HEBREUS 10:38
“...se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.”
- GÁLATAS 5:4
“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caído.”
- II TIMÓTEO 4:10
“Porque Demas me desamparou, amando o presente século...”
- A Parábola das virgens:
Todas chamadas, porém nem todas escolhidas.
- “...Em verdade vos digo que vos não conheço.” – Mt 25:12
- FILIPENSES 3:13:
“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado...”
- I TIMÓTEO 1:19
“...rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé.”
- I TIMÓTEO 4:1
“...nos últimos tempos apostatarão alguns da fé...”
- I TIMÓTEO 4:16
Tem cuidado de ti mesmo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”
Paulo encontrou na Igreja alguns que se desviaram, indo após Satanás.
- JOÃO 10:27
“As minhas ovelhas ouvem minha voz ...”
- “...Em verdade vos digo que vos não conheço.” Mt 25:12
- “... Busquei-o e não o achei; chamei-o, e não me respondeu ...” Ct 5:6.
- MATEUS 7:21 a 23
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhe direi abertamente: nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”
- HÁ TAMBÉM OS QUE EXPÕEM JESUS AO VITUPÉRIO – Hebreus 6:4 a 6
“Porque é impossível que os que já foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, ...”
- OUTRA MANIFESTAÇÃO DE QUEDA ESTÁ:
NO ANÁTEMA – Os que querem agradar a homens – Gálatas 1:8
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
- Os que amam o presente século – II Timóteo 4:10
“Porque Demas me desamparou, amando o presente século...”
- OS QUE PRATICAM A INIQÜIDADE – Mateus 7: 23
”...apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”
- OS ARGUMENTOS DOS TEÓRICOS DA FÉ RELIGIOSA
“QUEM VEM A MIM”- João 6:37
“... Quem vem a mim de maneira nenhuma lançarei fora.” – Convicção religiosa.
O verbo é contínuo no original. Vem e continua vindo.
- As ovelhas que ouvem a voz do Pastor e obedecem – João 10:27
“As minhas ovelhas ouvem minha voz ...”
- “NENHUMA SE PERDEU” - Jo 17:12
“...Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição...”
- “E ele, respondendo, disse: em verdade vos digo que vos não conheço”. Mt 25:12
- “...e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis...” Lc 12:46
Mensagem O sentido do Natal -primeira Aula
Assunto: O SENTIDO DO NATAL
Texto Fundamental: Malaquias 4.2
Objetivo: Mostrar alguns servos de Deus que conheciam as profecias sobre o nascimento de Jesus, o Salvador, não se esqueceram, guardaram tudo nos seus corações esperando este acontecimento.
As profecias sobre o Messias – o Senhor Jesus
Durante muitos séculos Deus anunciou que mandaria um Redentor. Muitos não deram ouvidos aos profetas enviados por Deus e preferiram seguir seus próprios caminhos. Desviaram-se do caminho do Senhor.
O silêncio profético
Maltrataram os profetas, ignoraram os avisos para que se arrependessem dos seus pecados e se voltassem para Deus, mesmo assim, o Profeta Malaquias, antes de se calarem as vozes dos profetas, anunciou a Palavra do Senhor:
“… mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas …” (Malaquias 4:2).
Chegou o tempo do cumprimento das profecias
Os ensinos sobre as promessas de Deus eram transmitidos pelos pais aos filhos. Enquanto alguns não prestaram atenção, outros eram fiéis e aguardavam a promessa da vinda do Messias e estavam atentos aos sinais, mesmo depois de 4 séculos de silêncio profético. Alguns deles:
Zacarias e Isabel
… Zacarias, cuja mulher era Isabel, “eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão (sem dar motivo para as pessoas chamarem a atenção dele) em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. (…) O anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, …” Lucas 1:5
Zacarias era sacerdote. Sabem o que era um Sacerdote? Era um servo que trabalhava no Templo e levava as ofertas ao altar de Deus.
Um dia, quando ele entrou no Templo, um anjo lhe apareceu e anunciou que ele e Isabel iriam ter um filho.
Zacarias questionou o anjo, porque ele e sua mulher eram idosos e ela não podia gerar filhos. Por causa disso, ficou mudo até o dia em que seu filho nasceu.
E quando ele nasceu Zacarias louvou a Deus e profetizou sobre o perdão dos pecados e da salvação em Jesus:
“Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo,” (Lucas 1:68).
Alguma coisa muito importante esse filho iria fazer, porque um anjo veio anunciar o seu nascimento! (Lucas 1:13:17).
Quem seria esse filho? João Batista, que pregava no deserto da Judéia, usava roupas de pelo de camelo, com um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre e preparou o caminho do Senhor, que é Jesus (Mateus 3:1-6).
Maria
Lucas conta como Maria foi avisada de que seria a mãe do Salvador:
“… foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. (…)
‘Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus; E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; …” (Lucas 1:26-32).
Maria respondeu: “… Eis aqui a serva do Senhor …”. Depois foi visitar Isabel e cantou um cântico de louvor ao Senhor: “… A minha alma engrandece ao Senhor, …”, baseado em textos do Velho Testamento.
José
Um servo do Senhor, obediente à Sua voz.
“… José (…) era justo (…). Em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1:19-21).
Ele obedeceu, recebeu Maria e adotou Jesus como filho.
Simeão
Lá no Templo os ricos levavam sacrifícios grandes, Deus aceitava, mas a nenhum rico Deus revelou o que revelou a um profeta chamado Simeão: “Simeão, o senhor não morrerá antes de ver o Cristo, o Senhor.”
Naquele dia o Espírito disse a ele: “Vá ao Templo, que hoje os pais vão trazer o menino.” Simeão foi e lá encontrou José, Maria e Jesus. Que alegria! Tomou Jesus no colo, louvou a Deus e disse: “Agora já posso partir, porque já vi a tua Salvação.” E profetizou sobre Jesus (Lucas 2:25-35).
Ana
Também uma serva chamada Ana foi ao Templo e contemplou Simeão, o profeta, com Jesus no colo. Isto é um ensino muito importante para as crianças e os adolescentes: “… ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.” (Lucas 2:38).
Conclusão
Essas coisas aconteceram há aproximadamente dois mil anos atrás.
Quando Jesus subiu para as alturas, depois que ressuscitou, dois anjos disseram aos discípulos que acompanhavam Jesus, que ele vai voltar.
Assim como os servos no passado ouviram falar sobre o nascimento de Jesus, e guardaram nos seus corações, esperaram e viram esse acontecimento, hoje aguardamos a sua volta.
Pergunta para Crianças e Intermediários
Assunto: O Sentido do Natal
Texto: Lucas 2:38
P – O que Ana fez quando chegou ao Templo e viu Jesus?
R – “… dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.” (Lucas 2.36).
Pergunta para adolescentes
Assunto: O Sentido do Natal
Texto: Malaquias 4.2
P – Qual o nome que o profeta Malaquias dá ao Senhor Jesus no encerramento da sua profecia?
R – “… mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas …” (Malaquias 4:2).
Mensagem o Sentido do Natal-Segunda Aula
Assunto: O SENTIDO DO NATAL
Texto Fundamental: Lucas 2:9-11
Objetivo: Levar as crianças, intermediários e adolescentes a entender que há um lugar para Jesus nascer: o nosso coração. No mundo não há lugar para Jesus nascer. Todas as portas se fecham. Mas em nosso coração há um lugar para Jesus nascer.
Introdução
Ninguém sabe verdadeiramente qual foi o diaem que Jesusnasceu. Há, portanto, necessidade dos servos de Deus, grandes e pequenos, conhecerem direitinho acerca desse nascimento glorioso, para não sermos enganados pelo inimigo do Senhor Jesus e nosso inimigo, que quer substituir a Verdade de Deus por mentira, para desviar as pessoas da salvação.
A Palavra de Deus nos ensina tudo certo a respeito do nascimento (o natal) do Senhor Jesus.
O mundo estava em trevas, sem esperança de salvação. Chegou o tempo para as palavras dos profetas se cumprirem:
O Profeta Malaquias havia anunciado: “Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; …” (Malaquias 4:2).
O que isso significa? Que Deus tem um projeto para trazer de volta para Si o homem que Ele criou. E o nascimento de Jesus, o nosso Salvador, é o cumprimento desse projeto, que é eterno:
“… nascerá o sol da justiça …” – Jesus é o Sol da Justiça. Aquele que viria revelar uma coisa que estava escondida: o amor de Deus em salvar o homem;
“… e salvação trará debaixo das suas asas …” – E Jesus viria para trazer a salvação para curar o homem da doença chamada pecado (inimizade com Deus).
Como aconteceu esse nascimento? Foi num palácio? Num lugar muito bonito?
Não. José e Maria, seus pais, eram descendentes de Davi. Eram pobres e moravamem Nazaré. Obedecendoà ordem do Imperador, vieram a Belém (a Cidade de Davi) para se alistarem. Maria estava grávida e enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer.
Podemos imaginar a luta para encontrar hospedagem. José perguntava: “Há um lugar para nós? Minha esposa vai ter neném”. Resposta: “Não, está tudo lotado.”
E José e Maria pararam numa estrebaria, lugar onde o gado fica. Muito humilde, muito pobre, sem ajuda de ninguém, Maria ali teve Jesus, o Filho de Deus.
A estrebaria é tipo do coração humilde, que recebe Jesus como Salvador. Há corações como casas grandes. Muitos cômodos, mas todos ocupados. Num quarto mora a mentira, no outro o orgulho, no outro a riqueza, e não há lugar para Jesus. Mas a estrebaria estava vazia! Era simples, humilde, foi ali que Jesus nasceu. Estrebaria é o mesmo que curral de ovelhas.
“Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na estalagem.” (Lucas 2:7). Estalagem: lugar semelhante a uma pensão ou pousada.
O Sol da Justiça nasceu! As profecias anunciadas durante séculos começaram a se cumprir. “O povo que andava em trevas viu uma grande luz e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz.” (Isaias 9:2-5).
Os Pastores
Havia alguns pastores que de noite tomavam conta dos seus rebanhos. Eram homens simples, homens do campo, mas atentos aos ensinos da Palavra de Deus.
A coisa mais linda aconteceu: Apareceu o anjo do Senhor a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima deles. Eles ficaram com muito medo, “mas o anjo disse: — Não tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!” (Lucas 2:9-11).
Ah! Também vou dar um sinal: “… encontrareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.” (manjedoura é o lugar onde o gado come).
Então eles viram, com o anjo, uma multidão de anjos e eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!” (Lucas 2:14). Eles glorificavam ao Pai pela chegada deste menino Jesus ao mundo. Era Jesus, o Salvador, assim significa seu nome.
Aqueles pastores logo disseram: “Vamos a Belém ver este menino tão importante”.
Foram a Belém e na manjedoura estava esta criança tão especial! Contaram tudo que o anjo lhes disse. E todos os que ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.
“Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.” (Lucas 2.20).
Os Magos ou sábios do Oriente.
Enquanto os que moravam perto estavam distraídos e não perceberam o acontecimento extraordinário ali pertinho deles, os magos (ou sábios do Oriente) viajaram muitos quilômetros para ver o Rei Jesus.
Eles moravam longe de Belém, no Oriente, saíram da sua terra e vieram a Jerusalém visitar o Rei dos Judeus que havia nascido (Mt 2:1-13).
Eram homens nobres, sábios, estudiosos da astronomia. Vieram dirigidos por uma estrela que Deus lhes mostrou. Era uma revelação de Deus para eles. A visão era clara, porque as revelações de Deus são assim.
“… a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande júbilo.” (Mateus 2:9-10).
Então chegaram a Belém e numa casa (notem bem a palavra de Deus: numa casa), encontraram Maria e o menino. Já havia passado cerca de um ano.
Eles se prostraram e o adoraram. Depois abriram seus tesouros e ofertaram um presente digno de Rei, porque Jesus é Rei: ouro, incenso e mirra.
Esses presentes falam dos valores que Jesus iria precisar durante toda a sua vida:
Ouro - “Todo O PODER me é dado nos céus e na terra.” (Mateus 28:18);
Incenso - Ele glorificou a Deus com a sua vida de comunhão com o Pai, em ORAÇÃO;
Mirra - O SOFRIMENTO que suportou até à sua morte pelos pecadores, pisando a cabeça da serpente, conforme já estudamos.
Como é o seu coração? Você pode receber a Jesus? Há lugar para Ele? Se houver, os anjos vão cantar Glória e Aleluia, porque Jesus nasceu no seu coração. Isso é Natal.
Então nós vemos quão maravilhosa é a história do Natal de Jesus, e como Jesus tornou-se homem para ser o nosso salvador. O povo do mundo sabe disto? Não, mas os salvos por Deus sabem, e por isso se alegram todos os dias do ano pelo nascimento de Jesus.
Jesus veio então para nos devolver a eternidade que o homem perdeu pela desobediência. Isto é maravilhoso, isto é saber o que significa o Natal.
Assinar:
Postagens (Atom)
BOM DIA
Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com
COM JESUS
Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com
O BOM PASTOR
Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com
TENHA FÉ
Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com
PAZ
Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com